Translate

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Você sabia?

Uma das grandes preocupações do engenheiro de produção é manter o chão de fábrica organizado e controlado. Os métodos de engenharia o ajudam a fazer isso de maneira segura e produtiva. A captura de dados realizada de forma automatizada através de bancos de dados elaborados  em código de barras, redes wifi, computação móvel etc  são fundamentações que ele utiliza tanto para organizar quanto para controlar a produção da fábrica. Tudo isso integrado com a metologia ERP.

O que pode ser automatizado em um chão de fábrica?
Automação da linha de produção
Manutenção industrial
Abastecimento de produção
Logística: recebimento e envio de materiais, equipamentos, armazenagem etc
 
Estude sobre isso. Vai lhe ajudar bastante!


Blog do prof. Manoel Sena

Alô galerinha da engenharia!

O prof. Manoel José Sena, diretor do IESAM,  está dando um show de bola no blog que ele está organizando. É muito legal mesmo. O objetivo do blog é a troca de opiniões sobre os mais diversos assuntos, em especial a Física Aplicada, o Automobilismo e o Modelismo.

Vale a pena conferir. Passe lá!
GESTÃO DA PRODUÇÃO: APROVEITAMENTO DE PETS.

Essa é muito boa! Associação perfeita de empreendedorismo, tecnologia e produção!

Veja:

Universidade constrói sala de garrafa pet

Espaço servirá como ambiente de leitura em escola de Itajaí

por Globo Rural On-line

Divulgação/Univali
Espaço foi construído para promover a cultura da reciclagem de materiais (Foto: Divulgação/Univali)
Uma sala de leitura feita de material reciclado foi construída por voluntários da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e será inaugurada na próxima sexta-feira (20/7), às 14 horas, na Escola Básica Maria Dutra Gomes, no bairro Dom Bosco, em Itajaí (SC).
A estrutura da sala conta com vigas de alvenaria e cobertura de telhas de fibrocimento. As paredes são feitas de garrafas pet. Além disso, caixinhas de leite revestem o telhado para garantia do conforto térmico. A cada encontro realizado para a construção do espaço, uma média de 70 voluntários, a grande maioria formada por estudantes da Univali, participava do mutirão.
O projeto oferece um novo espaço para os alunos e promove a cultura da reciclagem de materiais. Em 2011, o país deu destinação correta a 294 mil toneladas de embalagens pet, o que representa 57,1% do material descartado pelo consumidor

Ficacadica!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

De onde vêm os twitts do mundo

Olha só, meu povo!
Faz tempo que venho comentando isso com vocês. O Engenheiro de produção DEVE estar atenado para as novas mídias. Quer saber porque?
Veja abaixo:
Atualizado: 05/07/2012 | Por Jamie Condliffe-- http://www.gizmodo.com.br/

Infográfico: de onde vêm os tweets do mundo

Pesquisadores do Oxford Internet Institute criaram este infográfico para mostrar a origem dos tweets enviados ao redor do mundo. Olha a gente ali!


Infográfico
Infográfico

Pesquisadores do Oxford Internet Institute criaram este infográfico para mostrar a origem dos tweets enviados ao redor do mundo. Olha o Brasil ali!
Utilizou-se uma amostra de 20% dos tweets com localização embutida durante uma semana de março deste ano. No total, isto corresponde a 4,5 milhões de dados. E eles mostram que os tuiteiros mais ativos – para tweets com localização, em termos absolutos – estão nos EUA, Brasil, Indonésia e Reino Unido.para ver o infográfico de perto.
Ele também mostra, usando intensidade de cor, a penetração do Twitter em cada país. Em outras palavras, quanto mais escuro o retângulo, maior a porcentagem de ~internautas~ no Twitter. Isto torna o Brasil e a Malásia os países mais dedicados nessa rede social. Quanto a isso, os pesquisadores dizem que:
Ao mapear a distribuição de tweets no mundo, torna-se aparente que o Twitter permite uma participação mais ampla do que é possível na maioria de outras plataformas e mídias. Em outras palavras, isto pode permitir uma “democratização” da produção e compartilhamento de conteúdo, devido às pequenas barreiras de entrada e a adaptabilidade a dispositivos móveis. Da mesma forma, barreiras à disseminação da informação, como censura, também são visíveis através da pequena proporção de tweets originados da China (onde mora a maior população de usuários da internet no mundo).
Claro, há algumas limitações. Os dados podem estar levemente enviesados, já que apenas 1% dos tweets recebem localização geográfica, e em alguns países isto pode ser mais comum que outros. Mas, deixando reclamações de lado, é bem interessante ver esta distribuição do Twitter no mundo.

É o que digo!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Alô galerinha querida da Engenharia de Produção!

Continuando com o nosso objetivo de publicar matérias de autores legais que divulgam tecnologia, empreendedorismo e produção, vai aí uma dica legal para vocês: o embasamento da física para compreensão sobre uma linha de produção de montagem de carros. Fazer a gestão da linha de produção é importantíssimo e você, futuro engenheiro de produção, será fundamental para isso. Beleza!
Vê só que legal!
É de autoria do Manoel Sena.
Abç,
Ivete

Rodas, Pneus e a Física

Continuando a montagem com as rodas e os pneus. Na figura, podemos ver que há dois pares de pneus, com diferenças de largura entre eles.
Os mais largos são os pneus traseiros. Esta diferença de largura está diretamente ligada com a necessidade de transmitir torque do motor para o asfalto (torque é o equivalente a uma força aplicada acompanhada de uma rotação em relação a um ponto. Isto acontence porque os pneus transmitem força enquanto giram).
Pelo efeito da 3ª Lei de Newton, o princípio da ação e reação, o asfalto também faz uma força no carro, que o empurra. Isto faz ele se movimentar.
Como o torque do motor de um fórmula 1 é muito alto, o pneu precisa de uma área grande para transmiti-lo ao asfalto. Se ele fosse bem menos largo, o torque alto tenderia a fazer ele torcer demais nas curvas, desequilibrando o carro.
E os pneus da frente, por que não precisam ser tão largos quanto o de trás, mas ainda assim precisam ser largos? Por que eles também precisam ajudar o carro a manter a aderência nas curvas. Quanto mais largo melhor, mas eles não podem ser largos demais, pois começam a atrapalhar a aerodinâmica. Como os de trás são mais largos, devido à necessidade da transmissão do torque, eles também dão conta das curvas sem problemas.
E vamos continuando a montagem! 
Legal, né?

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Olha só o Empreendedorismo!


Os alunos de engenharia estudam vários modelos de aplicar máquinas, equipamentos, materiais para o sistema de produção, sempre de olho na qualidade de vida da população e também no setor econômico produtivo. O Engenheiro de produção atua nos projetos, controle da produção e na organização do processo. Mais áreas de atuação.
Olha só esse caso:


 Assita o vídeo em :
/http://g1.globo.com/economia/pegn/videos/t/todos-os-videos/v/empresa-em-sao-paulo-cria-maquina-para-produzir-cadarcos-de-tenis/1952702/



quarta-feira, 4 de julho de 2012

A partícula de Deus

Olha a metodologia científica  embalando a ciência...


Cientistas ficam perto de anunciar a 'partícula de Deus'

G1 04/07/2012 08h40

foto
Foto: ILUSTRAÇÃO
Colisão entre partículas promovida pelo acelerador LHC
Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (4) a observação de uma partícula subatômica inédita até então. Eles acreditam que se trate do “bóson de Higgs”, a “partícula de Deus”, única partícula prevista pela teoria vigente da física que ainda não tinha sido detectada em laboratórios, e que vinha sendo perseguida ao longo das últimas décadas.
A nova partícula tem características “consistentes” com o bóson de Higgs, mas os físicos ainda não afirmam com certeza que se trate da “partícula de Deus”. Para isso, eles vão coletar novos dados para observar se a partícula se comporta com as características esperadas do bóson de Higgs.
O “bóson de Higgs” ganhou o apelido de “partícula de Deus” em 1993, depois que o físico Leon Lederman, ganhador do Nobel de 1988, publicou o livro “The God Particle” (literalmente “a partícula de Deus”, em inglês), voltado a explicar toda a teoria em volta do bóson de Higgs para o público leigo. Ainda não há edição desse livro em português.
O anúncio foi feito em Genebra, na Suíça, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês). As conclusões foram baseadas em dados obtidos no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), acelerador de partículas construído pelo Cern debaixo da terra na fronteira entre a França e a Suíça, considerado a máquina mais poderosa do mundo.
A descoberta foi confirmada por especialistas do CMS e do Atlas, dois grupos de pesquisa independentes que fazem uso do LHC. Apesar de usarem o mesmo acelerador de partículas, as duas colaborações científicas trabalham com detectores diferentes e seus resultados são paralelos.
Os cientistas medem a massa das partículas como se fosse energia. Isso porque toda massa tem uma equivalência em energia. Se você calcula uma, tem o valor das duas. A unidade de medida usada é o gigaelétron-volt, ou "GeV".
No anúncio, o CMS disse que observou um “novo bóson com a massa de 125,3 GeV” – com margem de erro de 0,6 GeV para mais ou para menos – “em 4,9 sigmas de significância”. Esses “sigmas” medem a probabilidade dos resultados obtidos. O valor de 4,9 sigmas representa uma chance menor que um em 1 milhão de que os resultados sejam mera coincidência. Por isso, os cientistas consideram esse número como uma confirmação da descoberta.