Translate

domingo, 28 de outubro de 2012

GALERA, ESSE PAPO É MUITO BOM!



POR QUE FAZER ENGENHARIA DE PRODUÇÃO?

FAÇA NO IESAM!

É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matériaprima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.

sábado, 20 de outubro de 2012

AULA 2 DE HOJE



A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA


PARTE 1




PARTE 2



AULA DE HOJE: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 

UMA ABORDAGEM INTERESSANTE. CONHEÇA! VOCÊ JÁ VIU ISSO ME NOSSAS PRIMEIRAS AULAS. RELEMBRE PARA COMPREENDER OS PROCESSOS.




TEMPOS MODERNOS - PRODUTIVIDADE








Olha só, minha gente linda: esse artigo é muito bom para ler e também para estudar. dá só uma olhada!



A Consolidação da Visão por Processos na Engenharia de Produção e Possíveis Desdobramentos 

Este texto trata da aplicação da visão por processos à engenharia de produção. Em primeiro lugar, o texto apresenta sucintamente os principais quadros teóricos baseados em processos da engenharia de produção: sistema toyota de produção, qualidade total, teoria das restrições e reengenharia. Em segundo lugar, o texto aborda alguns desdobramentos da aplicação da visão por processos no âmbito da engenharia de produção. Neste tópico são feitos comentários sobre sistemas informáticos de apoio à modelagem de processos. Finalmente, o texto indica algumas linhas de ação futuras nesta área. 


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO IESAM SE PREPARAM, BOTANDO A MÃO NA MASSA DOS PIs. Preparando publicações futuras!...

QUERIDOS,

FIQUEM DE OLHO NOS PERIÓDICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. UM ARTGO PUBLICADO NELES VALE MUITO NO CURRICULO. FIQUE DE OLHO!






quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O SISTEMA JUST IN TIME.

 ESSE, GALERA, É PARA ESTUDAR!



Just in time é um SISTEMA DE  PRODUÇÃO  que determina a hora exata  em que um produto ou serviço deve ser produzido, transportado ou mesmo comprado.  Ele pode ser aplicado em qualquer empresa ou indústria que tenha o obetivo de reduzir estoques e os custos dos processos de produção. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. É o principal sustentáculo do sistema toyota de Produção, onde se aplica a produção enxuta.

Muito legal tudo isso. O Engenheiro de Produção usa muito isso em sua vida profissional.

Vamos começar a conhecer?

Veja os vídeos abaixo.
Parte1.





Parte 2:




Parte3:
Bom estudo!
MUITO LEGAL ESSE ARTIGO

NOVAS TECNOLOGIAS PARA A PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COLETIVAS:
RECOMENDAÇÕES DE INTRODUÇÃO PARA A REALIDADE BRASILEIRA

Resumo
Este estud:o foi desenvolvido com o objetivo de identificar, por meio de uma abordagem comparativa entre França e Brasil, os fatores pertinentes à adaptação das novas tecnologias de produção de alimentação coletiva no Brasil, relativas a equipamentos importados e processo de cozinha de montagem, visando a melhoria tanto da qualidade das refeições como das condições de trabalho dos operadores. A pesquisa envolveu a análise das condições de funcionamento de unidades de referência na França e no Brasil, considerando o ambiente externo e o ambiente interno, para, a partir das especificidades de funcionamento, principalmente com relação aos aspectos organizacionais, proceder à identificação de fatores de interferência e à formulação das recomendações objetivadas. Os resultados demonstraram que, com relação à França, as condições técnicas de trabalho são boas, condizentes com o desenvolvimento do contexto industrial, e que as condições organizacionais são variáveis, apresentando influência, além do contexto industrial, do contexto social e demográfico. Destaca-se a demonstração de que a experiência e formação em serviço, bem como a inserção da Unidade de Alimentação e Nutrição no mercado, podem apresentar importante influência nos aspectos organizacionais. Com relação ao Brasil, conclui-se que as condições técnicas de trabalho apresentam-se comprometidas pelas carências apresentadas pelo contexto industrial e que as condições organizacionais estão em processo de adaptação a partir da influência, além do contexto industrial, do contexto social e demográfico. As recomendações envolvem várias questões do desenvolvimento de: fornecedores de matéria-prima e equipamentos, empresas do setor, entidades representativas dos trabalhadores em alimentação coletiva e entidades governamentais, visando à sua evolução para viabilizar a implantação e o funcionamento satisfatórios de Unidades de Alimentação e Nutrição, utilizando novas tecnologias no Brasil.
Termos de indexação: unidades de alimentação e nutrição, alimentação coletiva, serviços
de alimentação, gerência, ergonomia, transferência de tecnologia.


 Leia mais.

domingo, 7 de outubro de 2012

PROCESSOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GENTE  LINDA, MUITO LEGAL ESSE ARTIGO!

Este texto trata da aplicação da visão por processos à engenharia de produção. Em primeiro lugar, o texto apresenta sucintamente os principais quadros teóricos baseados em processos da engenharia de produção: sistema toyota de produção, qualidade total, teoria das restrições e reengenharia. Em segundo lugar, o texto aborda alguns desdobramentos da aplicação da visão por processos no âmbito da engenharia de produção. Neste tópico são feitos comentários sobre sistemas informáticos de apoio à modelagem de processos. Finalmente, o texto indica algumas linhas de ação futuras nesta área.

VALE MUITO LER!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Engenheiro de Produção deve, desde muito cedo, começar a compreender a importância da logística para sua profissão. Em todos os processos de produção há necessidade de organização, de forma a montar um planejamento que seja eficaz para a continuidade do processo de produção, abrangendo  o estoque, armazenagem e transporte. Observe no vídeo informações importantes de logística. Vá compreendendo, que depois posto mais matérias sobre logística, ok? Eu achei muito legal, para compreensão inicial. Veja:


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Engenharia de Produção do IESAM botando a mão na massa na Responsabilidade Social

Pois é! É como sempre digo: essa galera da Engenharia de Produção do IESAM é mesmo show de bola!
No dia 29 de setembro, os alunos participaram do dia da Responsabilidade Social, realizando oficinas para as comunidades, oportunizando o aproveitamento de produtos dos sistemas de produção locais. É o início de um trabalho posterior com projetos voltados para aplicação nas agroindústrias,  empresas, comunidades e onde haja processo de produção. 
Foi muito legal! Ficaram a manhã do sábado botando a mão na massa!
É uma galera muito comprometida e participativa! Eu adorei!
Estão todos de parabéns!
Confira e curta: