Translate

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Humhum!
PRODUÇÃO ATÉ DEBAIXO D"ÁGUA

Projeto inovador promete fazer uma hidrelétrica no fundo do mar


Sem título



Uma hidrelétrica geralmente é formada por uma  barragem para elevar o nível da água – quando desce, a água faz girar uma turbina, que aciona um gerador para produzir eletricidade.
Mas a idéia do pesquisador norueguês Rainer Schramm é construir uma hidrelétrica no fundo do mar.
“Imagine abrir uma escotilha em um submarino submerso. A água vai fluir para dentro do submarino com uma força enorme. É justamente esse potencial de energia que queremos utilizar,” explica Schramm.
Na prática, para usar a pressão da água no fundo do mar, a energia mecânica é convertida por uma turbina reversível, como em uma hidrelétrica normal, mas o sistema usa o bombeamento, em vez da queda natural.
Nesta usina bombeada, a turbina será ligada a um reservatório no leito marinho a uma profundidade entre 400 e 800 metros.  A turbina é equipada com uma válvula e, quando esta válvula é aberta, a água entra e começa a girar a turbina, a turbina aciona um gerador para produzir eletricidade.
“Uma usina de armazenamento bombeada é uma hidrelétrica que pode ser ‘carregada’ novamente bombeando a água de volta para o reservatório superior depois que ela tenha passado através da turbina. Esse tipo de usina é usada como uma ‘bateria’ quando conectada à rede de energia,” explica Schramm.
Assim, ela pode ser usada para equilibrar a inconstância das energias renováveis, como solar e eólica – uma parte da energia solar ou eólica pode ser usada no bombeamento durante o dia, e a hidrelétrica submersa faz o trabalho noturno.
Pode-se conectar qualquer número de tanques. Em outras palavras, é o número de tanques de água que decide quanto tempo a hidrelétrica submersa pode gerar eletricidade.
“Em suma, a idéia do projeto é boa e tem lógica, pois não seria necessário alagar certa área, mas é necessário analisar os riscos ambientais que esse projeto irá acarretar, muito tem se falado sobre projetos sustentáveis. O risco que deve ser levado em consideração é com relação às espécies de peixes e outros seres que terão seu habitat invadido por uma construção de grande porte, em tempos que Engenheiros e Arquitetos vêm tentando se readequar e inovar em projetos prol meio ambiente, esse é um projeto que no meu ponto de vista vai contra esses esforços e precisa reavaliado”
MAS AFINAL, O QUE É TECNOLOGIA? 
FALA-SE TANTO ...

O movimento da qualidade empreendido pelas empresas japonesas, a partir da década de 1960, influenciou o setor industrial de todos os países, no campo da abordagem organizacional da empresa, da produção e do trabalho, pela sua inovação e diferenciação da teoria da administração científica taylorista do início do século XX. A adaptação das empresas ocidentais àquela forma organizacional alternativa passou a se constituir um paradigma, tendo em vista vários aspectos, entre eles as diferenças entre as culturas ocidental e japonesa. Após quase uma década de adaptações, no início da década de 1990 constata-se certo equilíbrio do nível de produtividade e de qualidade entre as chamadas "empresas de classe mundial", segundo a classificação de Merli (1994). Essa situação induziu a um direcionamento adicional, a partir da década de 90, para outra dimensão de competitividade relacionada à inovação em produtos, em processos e em tecnologia. As organizações que ainda não se adaptaram a essa nova forma de gestão, têm então uma dupla missão, ou seja, reformulação organizacional para a qualidade e para a tecnologia. 

ESSA, FOI O WILSON ANTÔNIO DA EP2MA QUEM ME ENVIOU.

ACHEI MUITO LEGAL E PUBLIQUEI!

CASO VOCÊ TAMBÉM  TENHA UMA MATÉRIA INTERESSANTE E GOSTARIA DE VÊ-LA POSTADA EM NOSSO BLOG, ENVIE PARA sivete@gmail.com COM O TÍTULO DA MENSAGEM "PARA POSTAR NO BLOG".
 OBRIGADINHA!

AGORA, VEJA A MATÉRIA E ENTENDA PORQUE PARA VOCÊ SÃO DISPONIBILIZADAS AS DISCIPLINAS DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR E PLANTAS DIGITAIS :

BIM: A evolução do CAD

Como muitos já sabem, CAD significa “Computer Aided Design”, ou Desenho Auxiliado pelo Computador. Isso porque é exatamente o que ele é! Uma ferramenta que ajuda arquitetos e engenheiros a criarem desenhos.
Numa comparação grosseira podemos dizer que o CAD está para engenharia e arquitetura, assim como o Word está para a máquina de escrever. Foi uma forma nova de fazer o que já se fazia.
Porém, recentemente introduziu-se ao público um conceito novo, que vem sendo considerado como a próxima geração de CAD: trata-se do BIM! Mas o que é BIM?
BIM significa “Building Information Modeling”! Muito bem, outro termo em inglês! Em nosso idioma ele quer dizer Modelagem de Informação da Construção!
A diferença básica, é que no BIM o mais importante não são desenhos, e sim informações! Aí você se pergunta: se as informações são mais importantes, quer dizer que ele não faz desenhos? Calma! Softwares BIM fazem desenhos! E muito mais!
Acontece que neste sistema tudo é calculado! Tudo! Abrange-se geometria, dimensões espaciais, propriedades dos componentes da construção (inclusive materiais, marcas, modelos ou fabricantes), custos e o que se pode imaginar!
Ele prevê que quando o arquiteto modela o edifício virtualmente utilizando-se de ferramentas tridimensionais (Scia Engineer, Allplan, Revit, Bentley Architecture, Archicad, entre outras), toda a informação necessária à representação (desenhos técnicos), à expressão gráfica, à análise construtiva, à quantificação de trabalho e tempos de mão-de-obra, desde a fase inicial do projeto até à conclusão da obra e, até mesmo, ao processo desconstrutivo, no fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo.
Ou seja, ao se desenhar uma parede, por exemplo, é possível especificar não apenas seus parâmetros geométricos como espessura, comprimento e altura, mas também detalhes do material que a compõem, propriedades térmicas e acústicas, custos de material e custos de construção, entre outros, permitindo inclusive ao utilizador a introdução de parâmetros ao seu critério.
Todo o sistema é chamado de paramétrico, pois no momento que uma alteração é realizada, o software BIM automaticamente atualiza o projeto todo em tempo real.
A medida que novas ferramentas são desenvolvidas, é legal estar antenado e conhecer o que podemos usar para melhorar nosso trabalho! A evolução faz parte da história, e segue sendo a medida que novas idéias vão se tornando realidade! O BIM é a prova viva disso!
Fonte: Render Blog


domingo, 26 de maio de 2013

OLHA AÍ, OLHAÍ!

ASSUNTO DO MOMENTO QUE O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO DEVE FICAR MUITO ATENTO!

VOCÊ SABE O QUE É BIG DATA?
SE LIGUE NESSA, MEU ALUNO!
É O QUE FALO EM SALA DE AULA. VIU SÓ COMO VALE?
DE OLHO!


Como funciona o Big Data

Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões

Big Data
ESSA EU VOU VOU TE CONTAR:


OS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO QUE FAZEM PARATE DO PROJETO FORMA ENGENHARIA IESAM/VALE/CNPQ FIZERAM BONITO NA APRESENTAÇÃO DAS PALESTRAS SOBRE ASSUNTOS DAS ENGENHARIAS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES DO PROJETO.
CONFIRA:


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=597082490311551&set=pcb.597083326978134&type=1&theater

A gente diz, a gente faz! Olha só os alunos bolsistas do IESAM e de colégios de ensino médio do Projeto Forma Engenharia do IESAM / CNPQ dando um show de bola nas palestras sobre assuntos de engenharia relacionados às atividades do Projeto. E a Engenharia de Produção estava lá. Selado! São as engenharias do IESAM fazendo a diferença. Professores e coordenadores do projeto também. Espaço lotado! Confira!




 

   
SEMANA ACADÊMICA DO IESAM

Os alunos de Engenharia de Produção do IESAM estão apontando o lápis para suas apresentações durante a Semana Acadêmica do IESAM.
Os Projetos Interdisciplinares andando, as equipes se dimensionando e pulando muitos obstáculos.
Mas, como uma das funções de engenheiro de produção em sua atividade laboral é SOLUCIONAR PROBLEMAS,  eles dizem BOOOOORAAAAAA! E vão que vão!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

AH, ESSA QUERIDA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO!


OLHA ESSE TEXTO LEGAL PUBLICADO POR  http://titaniumrocks.wordpress.com/

A Engenharia de Produção é um braço multidisciplinar da Engenharia focado na criação de projetos para sistemas produtivos de bens e serviços. Além de projetar, esse profissional é capacitado para implementar, operar, otimizar e manter processos. Ele é fundamental na busca por maior competitividade em empresas ou setores específicos da economia.
O principal campo de trabalho é a indústria, mas as habilidades de planejamento desse especialista têm sido requisitadas por prestadores de serviço, como bancos, hospitais e empresas de consultoria. A carreira requer espírito empreendedor, facilidade para trabalhar em equipe, raciocínio lógico, conhecimento da realidade econômica e social e aptidão para uso da informática.
O engenheiro de produção precisa ser criativo e expressar com clareza suas ideias, já que apresentar projetos e soluções é parte de sua rotina. A constante interação com colaboradores de áreas muito distintas exigirá sensibilidade, boa relação interpessoal e tolerância.
Os índices de empregabilidade têm sido altíssimos desde a criação do curso. Tem sido cada vez mais comum os alunos complementarem sua formação com estágios-intercâmbios internacionais com entidades conveniadas à instituição.

E uma imagem divertida que também descreve o que o Engenheiro de Produção faz:

Engenharia de Produção =)





OLHA SÓ A FALTA QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA! ELE ATUA NO CONTROLE DA QUALIDADE. 


atualizado às 16h38 
 http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2257539710209582967#editor/target=post;postID=8032398005153879974

RS: supermercados retiram das prateleiras leite contaminado

As principais redes de supermercados do Rio Grande do Sul informaram, nesta quarta-feira, que já retiraram das prateleiras as marcas de leite de cinco empresas cujos lotes foram adulterados com formol e ureia, após Ministério Público deflagrar a operação Leite Compensado, que combateu um esquema de adulteração do produto no transporte para as indústrias. Oito pessoas foram presas.
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) informou que está elaborando um comunicado, que deve ser divulgado até o final da tarde, para as lojas orientando a retirar das prateleiras as marcas divulgadas pelo Ministério Público.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o grupo Zaffari informou que comercializava apenas uma das marcas adulteradas e que todos os produtos já foram retiradas das prateleiras.
Já o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), que tem entre seus associados empresas que venderam o leite adulterado, informou que todos os lotes identificados com problemas foram retirados do mercado. “Os estoques disponíveis no varejo estão aptos para o consumo humano”, diz a nota.
O Procon do Rio Grande do Sul orienta a população a verificar se comprou algum lote adulterado, e que, caso ainda tenha a nota fiscal, solicite junto ao estabelecimento a troca por outra marca que não tenha apresentado problemas, ou que opte pela devolução do dinheiro. 
As lojas também estão sendo orientadas a trocar o produto mesmo sem nota fiscal, uma vez que os órgãos de defesa ao consumidos já tomaram as devidas inciativas. 
As pessoas que ingeriram leite dos lotes contaminados devem procurar atendimento médico para verificar se se sofreram algum dano. 
Confira as marcas que apresentaram adulteração por formol conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa: 
MARCA LOTE
Italac Integral L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1 

Italac Semidesnatado
L12KM1
Líder UHT Integral TAP1MB
Mumu UHT Integral 3ARC
Latvida UHT Desnatado com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013

Terra

domingo, 5 de maio de 2013

O EMPREENDEDORISMO ALAVANCANDO A TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO

Qui, 02 Mai 2013 10:22:00 -0300
FONTE: CNPQ

Presidente do CNPq destaca papel dos institutos na busca pela inovação

“Para consolidar o processo de inovação é fundamental entender o papel e a missão dos institutos de Ciência e Tecnologia [ICTs]”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), na terça-feira (30), em palestra no Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), no Rio de Janeiro.
“Os institutos são fundamentais para traduzir as pesquisas para novos processos, produtos e serviços, que serão consolidados, efetivamente, pelo setor privado”, disse. Ele demonstrou que o CNPq está cada vez mais afinado com o objetivo da inovação, atento às necessidades de interação entre universidade, ICTs e empresas.
“Cabe aos ICTs buscar as fronteiras da pesquisa tecnológica e oferecer mais do que serviços, pois, ao contrário desses, as pesquisas de ponta são algo que as empresas não vão conseguir fazer sozinhas”, defendeu.
O presidente da agência de fomento destacou o histórico do INT na promoção do desenvolvimento tecnológico do país e a pró-atividade do instituto em sua resposta à sociedade como um dos órgãos executores do atendimento piloto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Segundo avaliou, “o instituto deve assumir cada vez mais, como órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o protagonismo em questões ligadas à inovação”.
Glaucius Oliva mostrou também à plateia, formada por pesquisadores do INT, as novidades da Plataforma Lattes, que agora tem abas onde se podem registrar informações sobre inovação, patentes e registros, além de popularização da ciência e tecnologia. Os novos indicadores, que contam com mecanismos de validação por empresas e órgãos de propriedade intelectual, atendem a antigas demandas dos pesquisadores envolvidos com projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação, além dos divulgadores da ciência.
Novo código - Outro ponto abordado pelo palestrante é o Projeto de Lei 2177/2011, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta tramita no Congresso Nacional visando regulamentar investimentos para instituições públicas e privadas que atuam na área. Poderá simplificar a legislação e agilizar processos que visam ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, adequando inclusive o cumprimento da Lei de Licitações (8.666/1993) às necessidades de contratação de serviços dos ICTs.
O diretor do INT, Domingos Naveiro, que integra o Conselho Deliberativo do CNPq, mostrou-se satisfeito com os novos direcionamentos e percepções do órgão em relação ao processo de inovação. “É uma honra participar do conselho e dessas mudanças”, disse.
 Texto: Ascom do INT

sábado, 4 de maio de 2013

Olha aí, Produção! Um toque de tecnologia. Vai pensando nisso!
É a atendência, conforme falo nas aulas!A inovação se faz com boas ideias!

Fonte: transcrição de http://www.engenhariae.com.br

Pesquisadores do MIT desenvolvem impressora 4D

01

Enquanto a impressora 3D vem conseguindo olhares impressionados de muita gente, pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) já trabalham em um projeto ousado: a impressora 4D. Unindo a impressão 3D, muita programação e tecnologia, as impressões mudam de forma.
A impressora cria uma espécie de corda com segmentos programados que podem se transformar em outras formas. Como isso acontece? Bem, você se lembra dos dinossauros de brinquedo que cresciam quando colocados na água? A corda criada por essa impressora, quando em contato com a água, altera sua forma para outras já programadas no material impresso.
Apesar de ainda não ter grandes feitos, a impressora 4D pode ser um impulso inicial para pesquisa e utilização da automontagem. Skylar Tibbits, criador do projeto, afirma que a impressora pode abrir novas possibilidades e que futuramente, a tecnologia poderá ser usada em várias áreas e equipamentos.
No vídeo abaixo você pode conferir o resultado de uma impressão:




LG cria máquina de lavar que não utiliza água

LG anuncia máquina de lavar que não vai utilizar água
Estaria Tony Stark envolvido nessa? Pois é, parece algo impossível, más é verdade.
Segundo o Engadget, a LG divulgou que está produzindo uma máquina de lavar roupas que promete jamais precisar de uma gota de água para o processo de limpeza de suas roupas.
Entretanto, as informações acabam por aí: Kevin Cha, o vice-presidente sênior da Divisão de Utensílios Domésticos da LG, se recusou a dizer como funciona a tecnologia, resumindo-se apenas a  anunciar o eletrodoméstico.
Em geral, a LG diz que está focando em aparelhos inteligentes de última geração para o próximo ano.
Você acredita que essa máquina irá contribuir para o meio ambiente? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários.


640_solarpanel_web
Cientistas da Universidade de Sheffield (Reino Unido) desenvolveram células solares feitas por um processo semelhante à pintura com spray, que permitirá a produção em massa de células solares fotovoltaicas a um custo muito reduzido.
Dr. Lidzey, professor da Universidade de Sheffield, afirmou que o método desenvolvido é semelhante à técnica atualmente utilizada na pintura de automóveis e nas artes gráficas. “Nós conseguimos mostrar que é possível usar a mesma técnica para produzir células solares com o emprego de semicondutores plásticos especialmente desenvolvidos para esta finalidade”, disse o professor. “Talvez no futuro as superfícies dos edifícios e até mesmo os tetos dos carros passem a gerar eletricidade com estes novos materiais”, complementou Dr. Lizey.
Ilustração do método de pintura por spray de polímero para a criação de uma célula solar (fonte: Universidade de Sheffield)
Ilustração do método de pintura por spray de polímero para a criação de uma célula solar (fonte: Universidade de Sheffield)
“Nós descobrimos que o desempenho da nossa célula de spray é o mesmo das células feitas por métodos tradicionalmente pesquisados, com a vantagem de poderem ser produzidas em larga escala. Agora a maior parte de nossas pesquisas é feita por pulverização”. “O objetivo é reduzir a quantidade de energia e de matéria prima necessários para fazer uma célula solar fotovoltaica. Isto significa que nós precisamos de materiais solares de baixo custo e de processos de manufatura eficientes, confiáveis e que utilizem menos energia”, afirmou o professor Lidzey.
A maior parte das células solares é manufaturada com ferramentas que usam muita energia e materiais como o silício. O plástico, em comparação ao silício, requer menos energia para a produção de células. Através da pulverização de camadas de plástico o grupo de pesquisa espera reduzir a energia total empregada para produzir uma célula solar.
De acordo com a universidade, uma desvantagem das células solares feitas de materiais plásticos é a baixa eficiência na geração de eletricidade. Neste aspecto as células de silício ainda são mais eficientes.
A grande maioria dos painéis solares usados no mundo é feita de silício e tem vida útil esperada de mais de 25 anos. É ainda improvável que células solares de plástico alcancem este nível de estabilidade, mas o custo de produção poderá ser tão reduzido que as células de plástico, mesmo com um ciclo de vida reduzido, poderão ser economicamente mais atraentes do que as de silício.
“O aumento da eficiência de conversão de energia e o do tempo de vida das células plásticas são alvos de investigação de diversos grupos em todo o mundo”, segundo afirma Dr. Lidzey. “Deve-se ainda levar em conta que o custo dos painéis de silício tem se reduzido significativamente ao longo dos últimos anos e as células plásticas vão ter que superar isso”.

Essa é muito legal, minha gente!

Tomada solar recarrega aparelhos na janela

size_590_tomadas
Chega de ficar procurando tomada para carregar seu celular.
Foi criada uma tomada que você gruda na janela e recarrega aparelhos com energia solar O “Windows Socket” é uma criação dos designers Kyuho Song e Boa Oh.
É um conceito de tomada portátil que funciona de um jeito bem simples. Basta grudar a tomada no vidro de uma janela que receba bastante luz solar. Aí é só usá-la para recarregar seus aparelhos eletrônicos. Segundo seus criadores, o Windows Socket levaria de 5 a 8 horas para carregar completamente. A energia armazenada duraria 10 horas.
windows-socket-pictures
Fonte: DesignTAXI
Ademilson Tiago de Miranda Ramos 
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/tomada-solar-recarrega-aparelhos-na-janela/







quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tá pegando. Cálculo, álgebra, física?
Ih, o que fazer?

Exercícios!

Onde?

MDI

O Mundo Digital Interativo – MDI, é uma empresa que atua na Indústria da Tecnologia Educacional, voltada para o desenvolvimento de Softwares Educacionais Interativos.
A Missão do MDI é ajudar a aumentar a qualidade da Educação Básica no Brasil, disponibilizando experiências para a realização de aulas práticas em laboratórios didáticos digitais interativos. Todas as experiências pautam-se nos conteúdos programáticos do Ensino Médio.
Os Produtos do MDI são Laboratórios que simulam os mais variados tipos de experimentos e equipamentos, mexendo com o imaginário do aluno. Assim, o MDI busca despertar o interesse dos alunos de uma forma inédita, construindo processos interativos, onde o conhecimento é elaborado espontaneamente . Além disso, o MDI procura facilitar o desenvolvimento dos conteúdos programáticos para aumentar o tempo de dedicação dos alunos às atividades extra-classe, atendendo exigências e expectativas dos professores com o uso de Tecnologia da Informação. 
VAI NESSA! TU VAIS GOSTAR!
BONS ESTUDOS!



A PRATELEIRA ESTÁ FICANDO CHEIA!


Relações Entre Manutenção e Engenharia de Produção: uma Reflexão


O presente artigo visa discutir as relações que podem ser estabelecidas entre a gestão da manutenção e a Engenharia de Produção. Para tanto, são apresentadas algumas atividades e características inerentes à manutenção, tais como: o planejamento, a definição do fluxo de informações, a busca da qualidade e produtividade e, por fim, os desafios que são enfrentados e o perfil do novo profissional para essa área. Finalmente, conclui-se que o modelo avaliado nada mais é do que uma extração do campo de atividades da Engenharia de Produção.