Translate

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Alô galerinha querida da Engenharia de Produção!

Continuando com o nosso objetivo de publicar matérias de autores legais que divulgam tecnologia, empreendedorismo e produção, vai aí uma dica legal para vocês: o embasamento da física para compreensão sobre uma linha de produção de montagem de carros. Fazer a gestão da linha de produção é importantíssimo e você, futuro engenheiro de produção, será fundamental para isso. Beleza!
Vê só que legal!
É de autoria do Manoel Sena.
Abç,
Ivete

Rodas, Pneus e a Física

Continuando a montagem com as rodas e os pneus. Na figura, podemos ver que há dois pares de pneus, com diferenças de largura entre eles.
Os mais largos são os pneus traseiros. Esta diferença de largura está diretamente ligada com a necessidade de transmitir torque do motor para o asfalto (torque é o equivalente a uma força aplicada acompanhada de uma rotação em relação a um ponto. Isto acontence porque os pneus transmitem força enquanto giram).
Pelo efeito da 3ª Lei de Newton, o princípio da ação e reação, o asfalto também faz uma força no carro, que o empurra. Isto faz ele se movimentar.
Como o torque do motor de um fórmula 1 é muito alto, o pneu precisa de uma área grande para transmiti-lo ao asfalto. Se ele fosse bem menos largo, o torque alto tenderia a fazer ele torcer demais nas curvas, desequilibrando o carro.
E os pneus da frente, por que não precisam ser tão largos quanto o de trás, mas ainda assim precisam ser largos? Por que eles também precisam ajudar o carro a manter a aderência nas curvas. Quanto mais largo melhor, mas eles não podem ser largos demais, pois começam a atrapalhar a aerodinâmica. Como os de trás são mais largos, devido à necessidade da transmissão do torque, eles também dão conta das curvas sem problemas.
E vamos continuando a montagem! 
Legal, né?

Um comentário :

  1. Que beleza de comentário. Sempre tive curiosidade com respeito a largura dos pneus do carro. Se pode colocar o mais largo na frente ou atrás. Agora minha dúvida foi sanada.

    ResponderExcluir