Translate

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Essa matéria foi enviada por Wilson Antônio.

Sistema brasileiro pode mudar a maneira como os robôs se locomovem Ideia foi selecionada por meio de um programa de pré-incubadora do SENAI e projeto pode ser votado pelo público.
Por Wikerson Landim em 21 de Maio de 2012
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook/Senai de Santa Catarina)
Um projeto idealizado pelos estudantes Gean Carlos Manfroi, Matheus Henrique Calza e Pábulo Felipe Ciamoscki pode mudar a maneira como os robôs se locomovem. Os integrantes do grupo, que têm idade de 15 e 16 anos, são da cidade de Ibicaré, no interior de Santa Catarina, e estudam no SENAI.
A ideia surgiu depois da observação da maneira como os robôs se locomovem. Geralmente, eles se movimentam desviando de objetos ou guiados por alguém. Pensando de maneira diferente, os estudantes propuseram um método que faz com que o robô, primeiramente, faça uma análise do ambiente em que se encontra.
Assim, utilizando um sensor de ultrassom, o autômato faria um reconhecimento em 360 graus do ambiente, analisando a distância (precisão de até 3 milímetros) até cada ponto e comparando com a informação do sensor magnético (Norte, Sul, Leste e Oeste). O resultado é enviado a outro dispositivo, que se encarrega de traduzir as informações para o controlador.
Segundo os estudantes, os resultados podem ser enviados para um tablet, por exemplo, e por meio de uma ilustração gerada pelo sistema, mostrando os lugares alcançáveis pelo robô, qualquer pessoa poderia indicar um ponto para o qual o robô poderia seguir.
O projeto foi selecionado por um programa incubador de ideias do SENAI e está aberto para votação popular. Para conferir mais detalhes sobre ele, basta acessar a página do projeto no Facebook. Se você gostou da ideia e deseja ajudar os jovens, basta clicar em curtir.
Fonte: Matheus Henrique Calza

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/robotica/23911-sistema-brasileiro-pode-mudar-a-maneira-como-os-robos-se-locomovem.htm#ixzz1voTXPq00

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ôpa!
Quase todo mundo fala sobre a necessidade de usar tecnologias e metodologias   para evitar o disperdício em reaproveitamento  de recursos naturais, em especial a água. O engenheiro, de modo geral, tem uma boa participação nesse processo.
Sabemos que os recursos naturais bem utilizados minimizam custos nos processos de produção e na qualidade dos processos. Principalmente quando se trata de empresas ou indústrias que utilizam quantidades importantes de água em seus processos de produção.
Então,  segue uma dica enviada por Tales Azamor, sobe as tecnologias de aproveitamento de água. Vale a pena conferir.
Abraço,
Ivete Teixeira

10 invenções incríveis para obter e economizar água

março 22nd, 2012 | Categoria: Miscelânea | Por: Thales Azamor
...Fizemos uma lista das dez invenções interessantes para você obter e poupar o bem natural mais importante para a vida humana: a água.
avatarO LifeStraw é semelhante a um canudo grande, onde a pessoa suga a água imprópria para o uso de um lado e ela sai potável do outro lado instantaneamente. O dispositivo mede 25 centímetros e elimina, microorganismos causadores de diarréia, disenteria, tifóide e cólera, além de salmonela e outras bactérias causadoras de doenças.


avatarO chuveiro Eco Drop possui círculos com tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Com o passar do tempo a sensação se torna tão incômoda que acaba forçando a pessoa a sair do banho.


avatarBatizada de Jardim Zen a pia têm um canal que aproveita a água da lavagem das mãos para molhar as plantas. Além disso, a pia ainda conta com uma peça no início do canal que drena a água e retira o sabão.


avatarCom as notícias de que em breve a água pode se tornar escassa em nosso planeta ter um coletor de água pessoal até que não seria uma má ideia.


avatarOs israelenses inventaram um filtro que limpa a água em apenas 8 minutos e também um luminômetro portátil que, em 15 minutos, informa se existe algum elemento tóxico na água. Segundo os inventores os projetos garantem um maior aproveitamento da água já que grande parte do abastecimento de Israel vem de fontes subterrâneas cada vez mais poluentes.


avatarPara enfrentar os períodos de estiagem de chuva e também poupar água foi criado o Airdrop Irrigation que usa uma pequena turbina para coletar o ar e enviá-lo para o interior do equipamento. A rápida redução de temperatura do ar faz com que ele inicie o processo de condensação, o que gera água,que é bombeada para as raízes das plantas.


avatarDe acordo com um a pesquisa do projeto Solarball, uma em cada oito pessoas do planeta não possui água potável. O dispositivo foi criado para ser capaz de produzir até 3 litros de água potável por dia. É só inserir a quantidade de água contaminada desejada no recipiente e colocá-lo no sol.


avatarPor conta dos problemas da falta de água em países do terceiro mundo um inventor criou uma máquina que utiliza como fonte de energia fezes de vacas. O incrível é que a invenção faz qualquer tipo de líquido virar água potável.


avatarA máquina de lavar Xeros utiliza muito menos água do que a convencional e consome um terço de detergente em relação aos modelos convencionais. Além de economizar água, a máquina usa um terço de detergente junto com bolinhas de plástico de 0,3 cm, que podem ser reutilizadas muitas vezes.


avatarA tecnologia têm esse nome porque não usa e nem desperdiça água do vaso sanitário. Simples e econômico, o banheiro seco é consagrado em diversos países do mundo e utilizado desde a antiguidade. Além disso, os dejetos humanos viram adubo orgânico o que ajuda também na agricultura.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Essa matéria foi enviada pelo  Lucas Souza.
Fonte: Olhar digital
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/smartphones-vao-dominar-o-mundo


Smartphones vão dominar o mundo

Com a grande demanda por esses celulares móveis e inteligentes, a tendência é um crescimento mais veloz do que qualquer outra tecnologia até então inventada
15 de Maio de 2012 | 09:47h







Reprodução
Smartphones
O site Technology Review publicou um artigo que analisa a multiplicação dos smartphones. O texto faz comparativos com a evolução de outras nove tecnologias: telefone, eletricidade, rádio, televisão, computador, celular, internet, smartphone e tablet.

De acordo com o estudo, nenhuma das tecnologias está tão perto de atingir a saturação em tempo recorde como os smartphones. A previsão é de que daqui a 20 anos os celulares inteligentes atinjam seu pico máximo.

De acordo com estatísticas divulgadas pelo Gartner, somente no último trimestre de 2011, as vendas de smartphones cresceram 42% em todo o mundo. Já para 2012, o IDC prevê que as vendas cheguem a 15,4 milhões, ou seja, subirão outros 73%. Esse aumento repentino é notório, basta olhar ao redor. Todos utilizam seus smartphones, seja por inúmeras e diferentes necessidades. Uma sondagem do IDC mostrou que 69% dos usuários usam o smartphone para fins profissionais. Já 73% usam para atividades pessoais.

Os smartphones rapidamente ultrapassaram diversas tecnologias desde seu início. De acordo com as pesquisas, os telefones fixos demoraram cerca de 45 anos para chegar às casas das pessoas e ser um item necessário (tal como é o celular atualmente). Já os celulares conquistaram o público em 7 anos e os smartphones, 4 anos.

Reprodução

Reprodução

Reprodução
Olha só o que está acontecendo:
http://www.northoffice.com.br/
Passa lá e vê a nova tendência!

sábado, 12 de maio de 2012

Tecnologia para agroindústria

Cada vez mais se tem necessidade de otimizar os sistemas de produção e a tecnologia é um dos recursos para esse fim. Hoje em dia isso é indispensável para a  qualidade  dos processos da produção industrial e agroindustrial.
Veja esse exemplo:




A agroindústria necessita muito de produção eficiente, com tecnologia.

Olha só, pessoal:
A Auxiliadora solicitou e aí vai!


Ôpa!
Olha só, pessoal:

Se você está curtindo esse blog e deseja publicar alguma matéria sobre enenharia de produção, empreendedorismo,  tecnologias para engenharias, ou pesquisa sobre tecnologia siga o caminho: 
Envie um e-mail para sivete@gmail.com e acrecente seu arquivo, se identifique para que  possamos publicar sue post, está beleza?

Grande abraço!
Até mais!

Olha só, galera: gosto muito dos posts do Millor Machado. Um engenheiro jovem, que escreve legal e dá umas dicas show de bola!
Veja só essa, dele:

Para produzir mais, aprenda a dizer não

Publicado em por
Antes de dar qualquer tipo de dica, te faço 2 perguntas:
  1. O quanto você se considera uma pessoa ocupada?
  2. O quanto você considera que produz coisas realmente importantes?
Se você vive uma vida parecida com 93,73% (número que acabei de inventar) das pessoas, provavelmente você se considera ocupado mas não está realmente satisfeito com a sua produtividade.
De forma fria e matemática, produção é igual ao número de horas trabalhadas multiplicado pela eficiência do seu trabalho. Ou seja, se seu número de horas trabalhadas é alto, mas a produção não é uma Brastemp, provavelmente você não está trabalhando de forma eficiente.
Resistência e externalidades, os maiores inimigos da eficiência
Na teoria, trabalhar de forma eficiente é fácil. Você planeja o que quer fazer, vai lá e faz. O problema é que existem 2 fatores que lutam diariamente para te impedir de trabalhar dessa forma.
Um deles tem diferentes nomes, mas gosto bastante do termo “resistência”, popularizado no livro “Guerra da Arte“.
A resistência é aquele medo do fracasso, que te faz enrolar na hora de fazer algo relevante. Por exemplo, quando você está escrevendo um artigo sobre produtividade e fica com vontade de checar seu e-mail (está acontecendo agora comigo), essa é a resistência se manifestando.
Junto com a resistência, temos as externalidades, conhecidas também como distrações. As externalidades se manifestam tanto no ambiente (barulho de carros na rua, ar condicionado muito frio, etc.) quanto nas pessoas te pedindo pequenos favores.
Em termos práticos, a resistência de faz demorar mais tempo em uma tarefa e as externalidades te fazem trabalhar nas coisas erradas. Ou seja, sua eficiência é atacada por todos os lados.
A resistência é difícil de lutar, as externalidades nem tanto
Lidar com a resistência é algo extremamente complicado e precisa do desenvolvimento de alguns hábitos que levam tempo para trazerem resultados. Para isso, recomendo muito o livro Você é indispensável?.
No caso das externalidades, a dica principal é: aprenda a dizer não. Ou pelo menos, não agora.
Quando alguém te pedir um favorzinho, avalie se é algo que realmente vai fazer a diferença. Se for importante, veja se realmente vale a pena atrapalhar o seu planejamento para fazer esse favorzinho.
Um exemplo muito comum é o e-mail. Depois que criei uma pasta “Responder depois” no Gmail a minha sensação de produtividade aumentou muito. Se um e-mail não precisa ser respondido instantaneamente, simplesmente o jogo na pasta “Responder depois” e volto para o que estava fazendo.
Para mim, essa simples tática fez uma diferença gigantesca no meu sentimento de produtividade.
E empresas? Elas podem dizer “não”?
Além do caso pessoal, empresas também recebem constantemente novas ideias e coisas que podem ser bacanas, mas não necessariamente são as mais importantes.

Conclusão: Defina o que é realmente importante e foque nisso
Antes de começar qualquer tarefa que você não tinha planejado, avalie o que é realmente importante.
Se fazer um favor para alguém é a coisa mais importante nesse momento, maravilha. Se não for, aprenda a dizer “não” ou “não agora”.
Abraços,
Millor Machado (podendo fazer infinitas coisas, mas considerando realmente importante escrever para você)
Olha só isso:

Alunos de Engenharia de Produção do IESAM apontando o lápis para participar da Semana Acadêmica.
 Essa turma vai longe!

 Olha só o que vem por aí:



XII Semana Acadêmica do IESAM
Será realizada no período de 04 a 06 de junho de 2012. Você pode participar desta semana acadêmica participando das várias atividades que sertão desenvolvidas tais como:

Trabalhos de Alunos, Submissão de Trabalhos no período de 08 a 15 de maio de 2012, via GEOL.
  Confira!
Você pode participár também de Palestras e Minicursos: Divulgação da Programação a partir do dia 22 de maio de 2012.
Não perca esta oportunidade. 

Show de bola!




domingo, 6 de maio de 2012

Ôpa! Esse papo é muito bom! Aproveitando a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou hoje (6) um concurso de vídeos sobre questões ambientais. A partir do tema Meio Ambiente e Desenvolvimento no Século 21, qualquer pessoa acima de 12 anos pode participar do 1º Festival Curta na Uerj. Os vídeos devem ser inscritos até o dia 28 de maio, pelo site www.tvuerj.com.br. Com uma câmera fotográfica, até mesmo um celular ou um aparelho de MP3 será possível fazer um vídeo sobre lixo, energia renovável, água, ocupação do solo, educação ambiental, entre outros temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Os três primeiros colocados ganham um netbook, um tablet e uma máquina fotográfica digital. Os vídeos devem ter entre um e 15 minutos de duração, em qualquer modalidade - documentário, videoclipe, animação, videoarte, entre outros. O regulamento também está disponível no site www.tvuerj.com.br.  (Agência Brasil) Aee galera, dá para participar!