Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Quero neste espaço a agradecer ao esforço conjunto dos alunos, professores e coordenação do curso de Engenharia de Produção para a manutenção do perfil do Engenheiro formado no IESAM e para a excelência do curso. Dessa forma, com a participação EFETIVA DE TODOS, alcançaremos muito êxito nas nossas metas!
Perfil Profissional
O curso aponta para a formação de um Engenheiro de Produção com formação bastante sólida, apto a enfrentar os desafios colocados para um profissional desta área nesta primeira metade do século XXI.
O Engenheiro de Produção atual deve receber uma formação profissional com conhecimento das ferramentas, componentes e equipamentos usados nos setores industriais nos dias de hoje, já que o momento é de grande inovação nos mais variados setores da tecnologia, da informação e da automação.
Desta forma, o estudante deverá estar em contato com este ferramental que, sem dúvida, fará parte do seu dia-a-dia profissional. O computador já é parte integrante desta rotina. Aprender a aprender deve ser um dos lemas a ser perseguido. Para tanto, será de importância fundamental, não só a atividade presencial do estudante de Engenharia de Produção em atividades presenciais no ambiente acadêmico, mas sua participação efetiva nas denominadas atividades complementares do curso, que devem ser planejadas e coordenadas de forma bastante efetiva, com o engajamento do estudante nas atividades propostas na plataforma Moodle. Neste meio, onde material pedagógico, das mais variadas formas, pode ser apresentado ou sugerido, incluindo-se textos, vídeos, softwares de simulação, experimentos, dentre todo o rico aspecto que a rede disponibiliza nos dias de hoje e que não devem ficar à margem deste processo de ensino-aprendizagem.
O Engenheiro de Produção deve estar habilitado a empregar o computador como ferramenta de cálculo, utilizando softwares comerciais clássicos e ter ainda a capacidade para escrever rotinas de cálculo para aplicações específicas, devendo assim, dominar uma ou mais linguagens de programação.
O IESAM formará um Engenheiro de Produção fortemente consciente da importância da interdisciplinaridade e capaz de exercê-la, seja como indivíduo ou como profissional de uma equipe trabalhando cooperativamente para a solução de problemas.
O Engenheiro de Produção formado pelo IESAM atuará com desenvoltura nas áreas de desenvolvimento mais importantes da região no qual estará inserido, ou seja, no setor Mineral e na Agroindústria. Entretanto, ele terá uma formação versátil o suficiente para possibilitar a sua atuação em qualquer ramo da indústria do Brasil ou do Mundo.
Grande abraço.
Profa. Ivete Teixeira
Coordenadora

Nenhum comentário :

Postar um comentário