MAS AFINAL, O QUE É TECNOLOGIA?
FALA-SE TANTO ...
O movimento da qualidade empreendido pelas empresas japonesas, a partir da
década de 1960, influenciou o setor industrial de todos os países, no campo da abordagem
organizacional da empresa, da produção e do trabalho, pela sua inovação e diferenciação
da teoria da administração científica taylorista do início do século XX. A adaptação das
empresas ocidentais àquela forma organizacional alternativa passou a se constituir um
paradigma, tendo em vista vários aspectos, entre eles as diferenças entre as culturas
ocidental e japonesa. Após quase uma década de adaptações, no início da década de 1990
constata-se certo equilíbrio do nível de produtividade e de qualidade entre as chamadas
"empresas de classe mundial", segundo a classificação de Merli (1994). Essa situação
induziu a um direcionamento adicional, a partir da década de 90, para outra dimensão de
competitividade relacionada à inovação em produtos, em processos e em tecnologia. As
organizações que ainda não se adaptaram a essa nova forma de gestão, têm então uma
dupla missão, ou seja, reformulação organizacional para a qualidade e para a tecnologia.
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