Translate

terça-feira, 20 de março de 2012



Você sabe o que é PDCA? O Engenheiro de Produção usa muito essa metodologia.
Leia o texto disponível em Fonte:Lean thinking community / Understanding A3 Thinking

O  TPS (Toyota Production System) tem sustentação principal na metodologia PDCA – Plan, Do, Check, Act, centrada na resolução de problemas, identificação da causa e na procura da melhor solução.






A metodologia PDCA – Plan, Do, Check, Act é uma metodologia de resolução de problemas. Baseia-se em oito passos para propor soluções para os problemas:

(1) Identificar e Descrever o Problema: a descrição do problema deve ser clara, concisa,mensurável, incluir a norma e o desvio.
(2) Perceber o problema. Observar o problema, perguntar aonde, quando, o quê,como, quanto, etc. Relatar pequeno historico.
(3) Objetivo. Deve ser claro, conciso, mensurável, data para completamento, usar a mesma medida que a da descrição do problema.
(4) Perceber as causas. Usar técnica da relação causa e efeito (métodos de brainstorming) para identificar todas as causas possíveis do problema, usando as ideias de todos os membros da equipe, coletar  dados e usar a regra dos cinco porquês para aprovar ou rejeitar possíveis causas (5W1H – What, Where, When, Who, Why, How much.
(5) Tarefas (DO). As melhores tarefas a implementar são as de mais baixo custo, fácil aceitação, impacto direto nas causas sustentáveis e de implementação rápida. Outra sessão de brainstorming deve ser conduzida para determinar as tarefas para cada causa identificada.
(6) Resultados (Check). Neste ponto a equipe avaliará os resultados através de  gráficos para mostrar situação na condição inicial, comparando-os com os dados mostrados antes das tarefas terem sido implementadas.
(7) Standardizar e treinar os membros das equipes (Act) para assegurar que todos que fazem o trabalho com o processo percebam as novas instruções de trabalho.
(8) Reconhecer e partilhar o sucesso.

2 comentários :

  1. É bom para nós que ainda não produzimos um trabalho de gradução(PI) e sentimos dificuldade, termos um sentido único a seguir, baseado em normas. O PDCA é um ótimo guia. Valeu Professora!

    ResponderExcluir
  2. Muito show de bola, a nossa Profª realmente entende do assunto e esperamos mais do que nunca sermos tão bons e profissionais quanto.

    ResponderExcluir