Translate

domingo, 14 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO


Bain Barbosa Pires Pereira *
DISPONÍVEL EM http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=68937

A Engenharia de Produção tem grande importância e papel indispensável no momento em que o estado realiza esforços para o crescimento e desenvolvimento do seu parque industrial e da economia local. O Engenheiro de Produção é uma peça indispensável nesta engrenagem e necessário para criar produtos inovadores e  aumentar a capacidade produtiva da Indústria .
Os empresários locais poderão aumentar o volume de produção, fabricar bens capazes de competir no mercado internacional, e ao mesmo tempo, oferecer à população, produtos com preços mais atrativos.  Assegura a qualidade de vida da população, protege e recupera o meio ambiente, desenvolve produtos que atendam às necessidades  da sociedade . O Engenheiro de Produção deve buscar sempre inovar formas inéditas de fabricar novos produtos e é um amplo ramo que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. Por isso, esse profissional é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.
Através de conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoa técnicas de produção e ordena as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria prima, avança na qualidade e aumenta a produtividade. Por atuar com elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo ultrapassa os limites da Indústria.
O estudante de Engenharia de Produção tem no curso de sua formação conhecimentos básicos de engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática. Depois entram as matérias específicas de produção, como Elaboração e Gestão de Projetos , Sistemas de Informação,Engenharia  Econômica, Fatores de Produção Agrícola, Sistemas Produtivos, Gestão ambiental  entre outras, imprescindíveis no quadro da administração das Indústrias e empresas de todos os setores da produção.




COMPLETE ESSE RACIOCÍNIO ASSISTINDO AOS VIDEOS DISPONÍVEIS NO YOU TUBE:




QUAIS HABILIDADES ESSE ENGENHEIRO DEVE TER? VEJA SUA ATUAÇÃO NO MUNDO CORPORATIVO.

VEJA:





Segundo Jardim, E. G. M. page1image1536e Costa, R. S.(2013), "Talvez não seja exagero dizer que fora da produção – isto é, fora do lugar onde realmente se agrega valor ao produto ou ao serviço - não há processo de geração de riqueza que seja sustentável ao longo do tempo. E é por esta razão que os métodos e tecnologias de gestão da produção de bens e serviços passaram nestas últimas décadas por rápidas e marcantes transformações, contribuindo decisivamente para o sucesso e competitividade de organizações em todo o mundo.
Siglas como JIT, TQM, TPM, MRP / MRP II, / ERP, CRM, DRP ,/ DRP II, / SCM, MES, OPT / ToC, ABC / ABM, EVA, e ISO 9000 / 14000, e-Business, B2C, B2B, entre outras, estão hoje amplamente difundidas. Contudo, a adoção efetiva das filosofias e técnicas que elas expressam é ainda insuficiente ou ainda inexistente em muitas empresas. Com efeito, organizações que procuram implementar tais abordagens e procedimentos de forma pouco criteriosa, ou sem a adequada capacitação de seu corpo de funcionários, têm obtido resultados por vezes aquém dos esperados, não duradouros, ou até mesmo desfavoráveis"..."Tendo em vista todas essa questões fica fácil entender a razão desse maior interesse em conhecer as novas tecnologias de gestão da produção e serviços de um forma crítica e fundamentada. Os profissionais precisam ser capazes de avaliar de um lado os componentes conceituais, tecnológicos, humanos e organizacionais e, de outro, as suas inter-relações, origens, possibilidades de adaptação a outros ambientes, processos de implantação, experiências práticas passadas, e perspectivas futuras. É nesse cenário que torna-se chave a formação do engenheiro de produção."
 

POIS É! POR ISSO, ENTRE OUTRAS COISAS, VOCÊ ESTÁ NO CURSO CERTO! PARABÉNS!
 
Grande abraço,
Ivete Teixeira




2 comentários :

  1. Rumo a alta administração baseando-se em muita competência e sem atropelar nenhuma fase. Muito bons os vídeos professora.

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo os videos, e estou feliz de cursar engenharia de produção, todos essas coisas mostram que fiz mesmo a escolha certa.

    ResponderExcluir