Translate

terça-feira, 23 de abril de 2013

Olá, pessoal!

Vamos  conhecer um pouco mais sobre a necessidade de manutnção nas empresas, indústrias e agroindústrias?

Pois então veja só um trecho do artigo do Márcio Gama:

Análise de falhas


Não existe nada pior para quem trabalha em  manutenção, do que a ocorrência de paradas por falha que acontecem de maneira imprevista, causando não só prejuízos para a produção, qualidade e muitas vezes para o meio  ambiente e a segurança pessoal, mas também comprometendo a imagem e a tranqüilidade do pessoal de manutenção.

Est é certamente um dos fatores críticos na análise do desempenho do setor de manutenção. Logicamente, é impossível evitar totalmente as falhas, mas o pior é quando as mesmas falhas se repetem,criando um  círculo  vicioso de falhas, como ilustra a figura 1.



Figura 1- O Círculo vicioso das falhas, quando não se determina realmente as causasbásicas ou raízes.
Fonte: XENOS, Hirilaus G., 1998



Infelizmente, em muitas empresas a manutenção só elimina o sintoma, a chamada causa imediata que é visível, para restabelecer a produção sem realizar uma análise profunda das causas raízes ou básicas, que provocaram e irão provocar novamente a mesma falha.
Para acabar com este círculo vicioso, é necessário ter na empresa um sistema formal de gestão de falhas que padronize a análise de falhas raízes e a sua correção para toda a manutenção.

Fonte:  ABRAMAN-2010
Análise de Causas Raízes de Falhas e sua Correção – Prof. Marcio P. N. da Gama
 E a criticidade  dos equipamentos?
A análise da criticidade dos equipamentos é uma metodologia para determinar quais equipamentos tem o maior impacto potencial sobre o atingimento das metas de negócios. Uma definição consistente para a criticidade dos equipamentos precisa ser adotada. A definição usada no contexto do presente documento é a seguinte: 
"Equipamentos críticos são os equipamentos cuja falha tem o maior impacto potencial sobre os objetivos de negócio da empresa."  
  A relação entre a falha do equipamento e desempenho empresarial é um fator importante para decidir onde e quando os recursos devem ser aplicados para manter ou melhorar a confiabilidade do equipamento.

Para manter o desempenho do equipamento confiável exige-se uma execução rápida de trabalhos de manutenção para identificar proativamente causas da falha do equipamento. As grandes organizações normalmente administram uma carteira de trabalho de manutenção. Este trabalho de manutenção é composto de tarefas individuais que devem ser levadas a cabo durante períodos de tempo limitados, a utilização dos recursos limitados. A função de programação de manutenção se esforça para aperfeiçoar a aplicação de recursos para obter todo o "trabalho bem feito, no tempo certo".


A programação de manutenção eficaz requer uma compreensão de quão crítico é o equipamento que a tarefa será aplicada, de modo que a prioridade pode ser atribuída a cada posto de trabalho. A criticidade é uma função da conseqüência potencial do que poderia ocorrer se o trabalho não for concluído dentro do prazo exigido.

Melhorar a confiabilidade do equipamento também requer a aplicação de recursos, quer humano ou financeiro. O caso de negócio para a melhoria justifica que os recursos limitados da empresa devem ser aplicados a um projeto sobre as várias alternativas possíveis que existem também competindo por, geralmente, os mesmos recursos.
 
Ao justificar um projeto de melhoria, não é suficiente demonstrar benefício. É necessário demonstrar que os benefícios relativos de um projeto excedem os benefícios potenciais de outros projetos.
 Fonte: profissional Tech.

Nenhum comentário :

Postar um comentário